A misteriosa bateria CMOS do Lenovo Thinkbook 13s
Recentemente, recebi de um cliente um Lenovo Thinkbook 13s IWL para reparo com um problema extremamente simples mas que tomou horas do meu trabalho, a tentar resolver o mistério.
Fiz algumas pesquisas na internet mas não encontrei um material que me desse a informação de forma precisa e direta. Por esse motivo resolvi escrever esse post que possivelmente irá servir para salvar algumas horas de trabalho de possíveis colegas de profissão.
O Thinkbook Lenovo deu entrada na loja com alguns problemas, dentre eles o erro ’00C08270: Real Time Clock Error’.

No geral, trata-se de um erro muito simples de ser resolvido, exigindo apenas a troca da bateria da CMOS. Abrimos o equipamento, fizemos os reparos necessários e fomos atrás da bateria da CMOS. Desmontamos e retiramos todas as peças do equipamento e simplesmente não havia nenhuma bateria CR2032 ou qualquer outra.
Qual era o problema do Lenovo, afinal?
Após muitas pesquisas e navegações em foruns, descobrimos que a Lenovo deixou de utilizar a bateria externa da CMOS em alguns modelos de Thinkbook e Thinkpads com o intuito de economizar espaço.
Em modelos como o Thinkbook 13s IWL é utilizado um módulo dentro da própria bateria principal para fazer a alimentação da CMOS. Porém, a atitude parece não ter surtido bons efeitos, o que levou a marca a retornar o uso da pilha de forma externa poucos modelos depois.

Portanto, se você se deparar com um problema parecido em um modelo de Lenovo Thinkbook, Ideapad ou Yoga já saiba que talvez o reparo não seja tão simples como você pense. A troca da bateria principal será praticamente obrigatória para a resolução do problema, elevando consideravelmente o tempo e os custos do reparo.





