Como verificar se um site é seguro

Como verificar se um site é seguro para compras

Fazer compras online se tornou um hábito para muitas pessoas, certo? A liberdade de conseguir tudo o que deseja com apenas alguns cliques é tentador. Mas, com tantas opções, é fácil cair na armadilha. Você já pensou em  comprar aquele produto dos sonhos e acordar com um prejuízo enorme?

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, é  importante saber  se o site é real ou não. Afinal, ninguém quer ter seus dados roubados ou perder dinheiro, certo? Neste post, daremos algumas dicas úteis para ajudá-lo a escolher um local seguro e fazer compras online com tranquilidade.

02 ferramentas que devem se utilizadas em conjunto para verificar se um site é seguro

VirusTotal – Essa é uma das ferramenta já apresentada aqui no blog, e será capaz de definir se uma página é segura a nível de malwares, phishing e outras ameaças do tipo. O VirusTotal, adquirido recentemente pela Google, é uma ferramenta gratuita que conta com mais de 90 mecanismos de análise de arquivos e URL. Ao acessar o portal, você terá algumas opções para verificação. Escolha URL, insira o endereço do site que deseja verificar e aguarde. A ferramenta irá varrer o site em busca de trojans, vírus, malwares e qualquer outro tipo de ameaças digital.

VirusTotal - Verifique se o site é seguro contra vírus, malwares e phishing

SiteConfiável – É uma ferramenta capaz de analisar informações relevantes e cruzar dados a fim de levantar suspeitas ou não a respeito de um determinado domínio. Ela analisa selos de segurança, tempo de registro do domínio, além de verificar a reputação do domínio na internet. Fornece também o CNPJ do domínio, caso tenha um cadastrado. Com o CNPJ, você pode consultar informações sensíveis a respeito da empresa, conforme descrevemos em uma postagem feita aqui no blog recentemente.

SiteConfiável - Verifica a reputação de um site e verifica se é seguro

Utilize seu senso crítico e se atente aos sinais

Usar ferramentas objetivas para verificar a integridade e idoneidade de uma página é um método eficiente, mas não 100% confiável para saber se um site é seguro ou não. Junte o poder das ferramentas de verificação com seu senso crítico e se atente à sinais. Isso pode ser um fator determinante para te livrar de ‘furadas’ e problemas na hora de efetuar suas compras na internet.

Listamos alguns pontos que deve fazer parte da sua checklist na hora de efetuar uma compra ou fechar um negócio na internet.

01 – Confirme se o URL está escrito corretamente

URLs mal escritos ou com letras e números sem um sentido lógico pode ser um forte indício de que você está entrando em um problema. Evite esses sites e procure sempre por URL legíveis, amigáveis e que façam sentido.

02 – Desconfie de descontos muito grandes

Usar preço baixo demais pode ser um meio fraudulento de atrair compradores desatentos. A chance de ser uma página maliciosa é enorme e mesmo que não se trate de um site com histórico de más condutas, você pode estar diante de itens falsificados ou inexistentes. Procure o produto em sites concorrentes e veja se o valor apresentado é razoável para o valor promocional apresentado.

03 – Verifique a avaliação do site

Verificar avaliação do site é sempre primordial na hora de efetuar suas compras online. Existem portais específicos para essa função, mas um sempre recomendado é o Reclame Aqui. Lá, você deverá verificar quais os tipos de reclamações mais recebidas e principalmente como a loja trata essas reclamações. Isso dará uma luz enorme sobre os problemas que você possivelmente poderá ter e como será tratado em uma possível pós-venda.

Outro detalhe que deve se atentar é nunca confiar totalmente em avaliações disponibilizadas pelo próprio site, principalmente se essas forem sempre muito positivas.

04 – Atenção aos meios de pagamento

Evite sites com meios de pagamento limitados à PIX e/ou cartão débito. Essas são as duas formas mais difíceis de reaver seu dinheiro e podem ser um aviso de que você poderá ter problemas mais graves se a compra for uma fraude ou se tiver problemas com o produto e precisar solicitar reembolso.

Gostou do conteúdo? Quer sugerir alguma alteração nessa postagem ou quer ter uma ideia sua postada no Blog? Manda pra gente!