Minha experiência com $REVU, o token da Revuto
Pra quem ainda não sabe do que se trata, REVU é um token cripto, construído na rede Cardano que promete permitir gerenciar assinaturas de serviços como Spotify, Netflix, dentre vários outros. Conheci a Revuto ainda no início de 2022 através de um Youtuber e passei a acompanhar e pesquisar sobre o projeto.
Me pareceu bem promissor e inovador, algo diferente em relação às demais propostas que estavam surgindo no mercado cripto. Em março de 2022 fiz meu primeiro grande aporte, em maio fiz outro aporte expressivo e foram mais 4 aportes em seguida.
Continuava a acreditar no projeto, mesmo com a grande desvalorização que o token vinha sofrendo não só pela falta de entrega, mas também por contra do próprio movimento do mercado cripto.
Minha primeira grande decepção com Revuto
Coincidentemente com o período de baixa do mercado, o token REVU vinha desvalorizando fortemente, indiferente a qualquer outro ativo cripto, mas isso não foi pra mim nem de perto o motivo da minha primeira decepção. Nesse período, passei deixar em stake minha grande quantidade de tokens no app nativo, que prometia rendimentos interessantes.
No meio de 2022 veio a grande pancada em todos os investidores que tinha seus tokens em stake; alegando problemas no Stake Center a Revuto bloqueou todos os tokens até que o problema fosse sanado, algo que segundo eles não demoraria muito. Nesse período, o desenvolvimento do projeto praticamente parou e a confiança dos investidores foi abalada, uma vez que estávamos frente a um problema e nada poderíamos fazer visto que todos os nossos ativos estavam bloqueados.
Passaram alguns meses e apareceu a solução; os tokens seriam liberados em um prazo definido. Chegou a data limite e nada, apenas mais uma outra data promessa. Na data promessa seguinte, uma outra data promessa foi informada e nisso já se passavam mais de 6 meses. Com a chegada da nova data prometida, começaram a liberar os tokens ADA que também tinham sido bloqueados. Alguns meses após, finalmente começaram a liberar também os tokens REVU, após praticamente 11 meses de bloqueio.
Minha segunda decepção com Revuto
Após todo esse problema, com perca da confiança no projeto e já com os tokens liberados, fiz a venda de cerca de 30% dos meus tokens REVU, mesmo no prejuízo. Minha vontade era vender os 100%, assumir o prejuízo e esquecer Revuto… e que arrependimento não ter feito exatamente isso.
Já agora em 2024, mais propriamente no final do mês de abril, resolvi voltar os tokens que sobraram para o stake, uma vez que estavam parados e a equipe da Revuto parecia se movimentar novamente em prol do desenvolvimento da ferramenta. Qual não foi minha surpresa ao colocar os tokens em stake na wallet Revuto e receber uma mensagem de erro da aplicação. Desde então, nada no stake, nada na carteira, meus tokens simplesmente evaporaram.
Abri um chamado com o suporte da Revuto no primeiro dia do mês 05, enviei o Hash da transação, prints do aplicativo em que mostram o registro do processo e desde então é só… fazem mais de 4 meses com o chamado aberto, diversos contatos da minha parte perguntando como anda a análise e o que me informam é que minha demanda está com a equipe de desenvolvimento.
Atualização – 20 de outubro de 2024
Mais de 5 meses após a abertura do ticket para resolução do meu problema e o suporte da Revuto simplesmente sumiu, não respondem mais qualquer tentativa de contato. Fiz hoje a abertura de um novo ticket de suporte, dessa vez encaminhando uma cópia ao CEO do projeto e vamos aguardar. De qualquer modo, volto para informar o desfecho desse assunto.
Atualização – 15 de novembro de 2024
Após a abertura do chamado do dia 20 de outubro, em que marquei inclusive o CEO do projeto, fui respondido prontamente pela equipe de suporte. Como sempre, me pediram paciência e que a equipe de suporte já estava acionada. Pensei que fosse mais do mesmo, como sempre acontecia nas outras tentativas de contato. Porém ontem, dia 14 de novembro, recebi um e-mail informando que a equipe de suporte estava analisando minha solicitação e para a minha surpresa hoje já estou com minha solicitação resolvida.
- Foram exatamente 6 meses e 14 dias para a resolução do meu problema.
- Dois tickets de suporte abertos, sendo que o segundo precisei abrir porque o suporte da Revuto simplesmente sumiu, não me respondiam mais.
- Doze e-mails enviados, já incluindo dois que precisei enviar na data de abertura do ticket de suporte. Média de 16,58 dias entre um email e outro.
- No total, foram 199 longos dias de espera.
Minha opinião sobre o projeto Revuto
Assim como eu, muita gente se decepcionou com o projeto, principalmente por conta do bloqueio, justo na hora em que a equipe parou o desenvolvimento. A queda de preço também foi um problema, visto que mesmo quando o mercado cripto apresentava um movimento de alta o token simplesmente não reagia e continuava sua jornada de baixa.
Porém, ao contrário de alguns outros investidores eu não acredito que Revuto seja scan. Ao meu ver, é apenas um projeto que teve em alguns momentos péssimas decisões. Acredito que o projeto vá se recuperar, vai dar lucro principalmente pra quem entrou nos últimos 6 meses, mas nada tão estrondoso como os investidores de longa data esperavam (por volta dos $2 por token REVU num futuro próximo e $9 em um futuro mais distante).
Só pra se ter ideia, vários indicadores futuro para Revuto apontam uma visão pessimista e é provável que a grande maioria dos investidores de longa data como eu mais perca do que ganhe com o projeto. Porém, mundo cripto é uma caixinha de surpresa e os indicadores nada mais são que análise baseadas na visão do agora.
Outro ponto que pesa bastante e de forma bem expressiva é o marketing da Revuto que é mais parado que ‘múmia engessada’. Pra se ter ideia, além de poucos, os únicos e mais recentes conteúdos no YouTube sobre o projeto são vídeos de 2 anos atrás. Isso é extremamente desanimador, uma vez que o marketing é fundamental para o crescimento da comunidade e destaque do projeto.
Trackbacks & Pingbacks
[…] experiência com o token da UpRock foi bem mais rentável. Além de praticamente não utilizar quase nenhum recurso do meu […]
Os comentários estão fechados.