Qual a necessidade de fazer root no celular atualmente?
Fazer root em um celular Android é como ganhar acesso total aos comandos do seu telemóvel, como uma senha de status administrador em um computador. Imagine ter permissão para mexer em qualquer arquivo, instalar qualquer aplicativo e personalizar seu celular da forma que quiser. É como ser o administrador absoluto do seu próprio dispositivo.
Por que as pessoas fazem root?
Existem vários fatores pelas quais as pessoas faziam root antigamente. Mesmo que com menos frequência, atualmente ainda temos pessoas que utilizam essa prática.
As principais razões podemos dizer que para remover aplicativos pré-instalados, instalar ROMs personalizadas e alterar a interface do sistema são algumas das razões mais comuns. Outras pessoas, acreditam que pode executar ajustes para melhorar o desempenho do sistema além da possibilidade de instalar aplicativos que exigem acesso profundo ao sistema, como alguns bloqueadores de anúncios e ferramentas de backup.
Os riscos de fazer root
A verdade é que existem diversos riscos nesse processo. A maioria dos fabricantes anulam a garantia do celular se você fizer root. Além disso, remover aplicativos que sem o processo não seria permitido e inserir configurações restritas de forma incorreta pode levar a problemas como travamentos, reinicializações aleatórias e até mesmo a perda de dados, ocasionando exatamente o oposto a que se pretendia o usuário.
Outro ponto muito importante é que um celular com root pode ser mais vulnerável a ataques de malware, já que você estará abrindo portas sem qualquer restrição para modificações no sistema.
Mas afinal… fazer ou não fazer?
Fazer root em um celular não é mais algo essencial como era no passado. A maioria dos celulares Android já oferece um alto grau de personalização e os fabricantes estão lançando atualizações mais frequentes. Fazer root em celular na atualidade nada vai mudar sua experiência, apenas colocar em risco a integridade do seu aparelho e os dados armazenados no seu celular.